Por André Azenha
Help!, primeiro filme a cores dos Fab Four, foi rodado no rastro do estrondoso sucesso de Os Reis do Ie-Ie-Ie (A Hard Day`s Night, 1964). Reúne as gritarias de fãs, correrias e franjinhas coloridas dos Beatles.
Filmado em seis semanas de 1965 e dirigido novamente por Richard Lester, tomou o rumo de paródia roqueira de James Bond e custou o dobro do longa anterior, por ser colorido e ter locações “exóticas” (Bahamas e os alpes).
Na trama, os Beatles são perseguido por um culto, graças a um anel de Ringo. A historinha de ação ainda inspirou o “clima” da série de TV dos Monkees. Anos depois, os Beatles admitiram que filmaram chapados. Foi o começo do fim dos terninhos e a chegada de novos tempos. E essa transição acabou registrada nas imagens.
O filme vendeu horrores de sua trilha, verdadeira coleção de hits, que reforça as transformações na mentalidade do grupo. A faixa-título apontava para o desgaste da pressão da Beatlemania que, em pouco tempo, levaria a banda a abandonar as turnês.
Mas talvez mais significativa tenha sido You’ve Got to Hide Your Love Away, em que Lennon, inspirado em Bob Dylan, coloca suas próprias emoções na música e pondera a situação amorosa de seu empresário homossexual Brian Epstein – houve quem apontasse um caso entre os dois.
A trilha também trouxe a canção mais regravada de todos os tempos, Yesterday, composta por Paul McCartney. George Harrison ainda aproveitou para homenagear sua então namorada Pattie Boyd com I Need You. Act Naturally e Dizzy Miss Lizzy foram os últimos covers a entrar num álbum do quarteto e Ticket to Ride foi considerada por John uma das primeiras canções do heavy metal, devido a batida forte e ao solo de guitarra.
Após a estreia do filme, a banda fez o primeiro show da história num estádio (o Shea Stadium em Nova York), que bateu todos os recordes de público de eventos musicais da época. A trilha ficou 11 semanas em primeiro lugar.
Mais de uma década depois o diretor Richard Lester substituiria seu xará, Richard Donner, para concluir as filmagens de Superman 2 (1980), passando do ponto do humor na franquia do herói.
Help!
Inglaterra, 1965.
Direção: Richard Lester.
Com John Lennon, Paul McCartney, George Harrison, Ringo Star.
90 minutos.
0 Comentários