Os Goonies (1985) e o poder da amizade

 



Os Goonies (1985) capturou a imaginação de toda uma geração, graças à união de três mentes capazes de emocionar pessoas de todas as idades: Richard Donner, Steven Spielberg e Chris Columbus.

Richard Donner, embora muitas vezes subestimado, dirigiu alguns dos filmes mais emblemáticos dos anos 1970 e 1980. Nos fez acreditar que o homem poderia voar em Superman (1978), que redefiniu os super-heróis no cinema. Com a série Máquina Mortífera, influenciou diversas outras franquias (Bad Boys, A Hora do Rush etc). Donner trouxe para Os Goonies a habilidade de combinar ação, humor e emoção.

Produtor do longa e responsável pela história que seria transformada em roteiro por Chris Columbus, Steven Spielberg trazia no currículo vários sucessos: Tubarão, Contatos Imediatos de 2º Grau, E.T. - O Extraterrestre e a saga Indiana Jones. Estava no auge da carreira. Criava, uma atrás da outra, tramas envolventes e visualmente impressionantes. Era o Midas de Hollywood: tudo o que fazia dava certo.

Columbus, aliás, mais tarde se destacaria na direção em filmes de grandes sucessos:  Esqueceram de Mim (1990) e os dois primeiros filmes da franquia Harry Potter (2001, 2002). Um artesão talentoso em capturar a magia da infância.


Acompanhamos um grupo de crianças da cidade costeira de Astoria, Oregon, conhecidas como "os Goonies". Liderados por Mikey (Sean Astin, que depois brilharia na trilogia O Senhor dos Aneis), o grupo inclui seu irmão Brand (Josh Brolin, o Thanos da Marvel), e os amigos Chunk (Jeff Cohen), Mouth (Corey Feldman) e Data (Ke Huy Quan, décadas depois vencedor do Oscar de ator coadjuvante por Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo). A fábula é desencadeada quando eles encontram um antigo mapa do tesouro que pode salvar suas casas da execução hipotecária.

Ao longo da jornada, os protagonistas enfrentam inúmeros desafios e armadilhas, além da perseguição pela família criminosa Fratelli, composta por Mama Fratelli (Anne Ramsey) e os filhos Jake (Robert Davi) e Francis (Joe Pantoliano). É aqui que eles encontram Sloth (John Matuszak), o terceiro filho dos Fratelli. Apesar da aparência assustadora, Sloth tem um coração bondoso e se torna um aliado inesperado dos Goonies.


Sloth, cujo nome verdadeiro é Lotney Fratelli, foi maltratado pela família e mantido acorrentado em um porão. Sua amizade com Chunk, que lhe oferece comida e bondade, é uma das partes mais emocionantes do filme. Juntos, eles se juntam aos outros Goonies na busca pelo tesouro de Willy Caolho, enfrentando perigos e superando obstáculos. Sloth também inspirou diversas crianças do fim dos anos 1980 e início dos 1990 a praticarem bullying em colegas. Era sinônimo de alguém feio, esquisito. Tempos cruéis nas escolas e de comportamentos que não são mais aceitos.

Sucesso de bilheteria, Os Gonnies se tornou um clássico cult sobre o valor da amizade. As reprises na televisão aberta, inclusive no Brasil, pela Globo, contribuíram para o impacto cultural e influência em diversos projetos de cinema, televisão e streaming, a exemplo de Stranger Things.



Título no Brasil: Os Goonies
Título original: The Goonies
País de produção e ano de lançamento: EUA, 1985

Diretor: Richard Donner

Produtores: Richard Donner, Harvey Bernhard, Steven Spielberg

Roteiro: Chris Columbus (baseado em história de Steven Spielberg)

Elenco:

  • Sean Astin (Mikey Walsh)
  • Josh Brolin (Brand Walsh)
  • Jeff Cohen (Chunk)
  • Corey Feldman (Mouth)
  • Kerri Green (Andy)
  • Martha Plimpton (Stef)
  • Jonathan Ke Quan (Data)
  • John Matuszak (Sloth)
  • Robert Davi (Jake Fratelli)
  • Joe Pantoliano (Francis Fratelli)
  • Anne Ramsey (Mama Fratelli)

Duração: 114 minutos

Postar um comentário

0 Comentários