Verão de 42 ou Houve Uma Vez um Verão (1971), um clássico do drama romântico

 


Verão de 42 é um clássico do drama romântico. Captura a essência da adolescência e das primeiras paixões. No Brasil, o filme também foi chamado de Houve Uma Vez um Verão, evocando nostalgia e doçura presentes na narrativa.

Ambientada durante a Segunda Guerra Mundial, a trama acompanha a jornada de Hermie (Gary Grimes): o jovem de 15 anos passa o verão em uma ilha com os amigos Oscy (Jerry Houser) e Benjie (Oliver Conant). Durante essas férias, o protagonista se apaixona por Dorothy (Jennifer O'Neill), mulher mais velha e casada cujo marido está no conflito bélico.

Grimes, então um ator desconhecido, conseguiu transmitir a vulnerabilidade e a confusão típicas da adolescência com sinceridade desarmante. Jennifer O'Neill, por sua vez, entregou uma performance comovente ao viver Dorothy, lidando com a ausência do marido e a inesperada afeição de Hermie.

Ela já era uma atriz conhecida. Nascida no Rio de Janeiro, filha de mãe inglesa e brasileiro, de ascendência espanhola e irlandesa, aos quinze anos começou a carreira de modelo em York, onde rapidamente se destacou e alcançou sucesso internacional. Fez sua estreia no cinema em Força Bruta (1968). A atriz continuou a atuar em diversos filmes e programas de TV ao longo das décadas seguintes. O sucesso de Verão de 42 impulsionou a carreira de Gary Grimes, embora ele tenha optado por sair da indústria cinematográfica alguns anos depois. Grimes participou de alguns filmes e séries de TV na década de 1970, mas eventualmente se afastou do estrelato para levar uma vida mais tranquila e privada.


Robert Mulligan (O Sol é Para Todos, 1962) repete aqui a habilidade de contar histórias sensíveis e profundas, auxiliado pelo roteiro de Herman Raucher, que se baseou nas próprias experiências de juventude.

A escolha da ilha de Nantucket, Massachusetts, contribuiu significativamente para a atmosfera nostálgica e bucólica da trama. As filmagens duraram cerca de oito semanas, durante o verão de 1970, com um orçamento relativamente modesto de 1 milhão de dólares. A produção foi eficiente e bem-organizada, resultando em um filme visualmente belo e emocionalmente ressonante. Muito dessa sensação se dá pela linda triha sonora vencedora do Oscar, composta por Michel Legrand. E a música The Summer Knows se tornou um clássico.

Lançado dez anos depois, Verão de 42 remonta a outro drama romântico cultuado, o italiano A Moça com a Valise (1961), de Valerio Zurlini, que também explora a paixão de um adolescente (Jacques Perrin) por uma mulher mais velha (Claudia Cardinale). Ambas as obras deixaram marcas nos cinéfilos de suas respectivas épocas, envelheceram bem e continuam nos emocionando.

Título Original: Summer of '42

Ano de Lançamento: 1971

Direção: Robert Mulligan

Roteiro: Herman Raucher

Produção: Richard A. Roth

Música: Michel Legrand

Cinematografia: Robert Surtees

Edição: Folmar Blangsted

Elenco Principal:

Gary Grimes como Hermie

Jennifer O'Neill como Dorothy

Jerry Houser como Oscy

Oliver Conant como Benjie

Katherine Allentuck como Aggie

Christopher Norris como Miriam

Gênero: Drama, Romance

Duração: 103 minutos

País de Origem: Estados Unidos

Distribuição: Warner Bros.


Postar um comentário

0 Comentários