45 Anos de Off The Wall: O Disco Divisor de Águas na Carreira de Michael Jackson



Em 10 de agosto de 2024, celebraram-se 45 anos do lançamento de “Off The Wall”, o quinto LP e divisor de águas na carreira de Michael Jackson.

Entre 1972 e 1975, o artista lançou quatro discos solo pela Motown enquanto ainda fazia parte do The Jackson 5: “Got To Be There” (1972), “Ben” (1972), “Music & Me” (1973) e “Forever, Michael” (1975). Para este novo projeto, ele buscava algo diferente, que rompesse com o som do grupo e destacasse sua liberdade criativa e individualidade.

“Off The Wall” foi o primeiro álbum de Michael lançado pela Epic Records, gravadora com a qual trabalhou até falecer em 2009. O projeto também marcou o início da lendária parceria com o produtor “Midas” Quincy Jones, conhecido durante as filmagens de “The Wiz” (1978), onde MJ atuou ao lado de sua musa Diana Ross.

As gravações ocorreram em estúdios de Los Angeles entre novembro de 1978 e junho de 1979. A obra combina disco, pop, funk, R&B, soft rock e baladas ao estilo Broadway, explorando temas como escapismo, liberdade, solidão, hedonismo e romance. Entre os colaboradores estão Stevie Wonder e Paul McCartney, além de três faixas compostas pelo próprio Michael.

“Off The Wall” representou um grande avanço em relação aos trabalhos anteriores com a Motown e foi recebido de maneira entusiasmada. O LP alcançou a terceira posição na Billboard 200 e produziu dois singles que chegaram ao topo das paradas nos Estados Unidos: “Don’t Stop 'Til You Get Enough” e “Rock With You”. Outros dois singles, “She’s Out Of My Life” e a faixa-título “Off The Wall”, também chegaram ao top 10. Com mais de 20 milhões de cópias vendidas mundialmente, “Off The Wall” tornou-se uma das obras mais vendidas de todos os tempos.

Embora “Thriller” (1982), álbum seguinte de Michael, seja o mais vendido da história da música, muitos críticos e fãs consideram “Off The Wall” a obra-prima definitiva de Michael. Este disco captura um equilíbrio perfeito entre a energia da disco music e a profundidade emocional que o Rei do Pop traria posteriormente.

O ano de 1979 foi um período fértil para a música. Enquanto Michael redefinia o pop com “Off The Wall”, outros artistas também deixavam sua marca. “The Wall” do Pink Floyd, “Highway to Hell” do AC/DC e “Breakfast in America” do Supertramp são apenas alguns dos lançamentos que solidificaram 1979 como um dos anos mais icônicos da música. Mesmo entre esses gigantes, “Off The Wall” se destacou, prenunciando a era dourada de Michael Jackson.



Postar um comentário

0 Comentários